Baklava - Pastel de Nozes

A história do baklava remonta-se à antiga de Mesopotamia. Crê-se, no entanto, que os asirios, cerca do século VII a. C., foram os primeiros em colocar umas poucas capas de massa (alimento, massa) de pan junto a nozes trituradas entre essas capas, acrescentando um pouco de mel e horneándolo em seus fornos de madeira primitivos. Esta temporã versão do baklava cozinhava-se só para ocasiões especiais, sendo de facto considerado historicamente uma comida para as classes acomodadas até mediados do século XIX.
Os marinhos e mercaderes gregos que viajavam para Mesopotamia, cedo descobriram as delícias do baklava e levaram a receita a Atenas. O maior contribua dos gregos à elaboração da massa, é a criação de uma técnica de pastelería que faz possível amasarla até a deixar fina como uma folha, comparada à áspera textura, similar à do pão, da elaboração asiria. No século XV, os otomanos invadiram Constantinopla, expandiendo seus territórios a grande parte dos antigos territórios asirios e ao reino Armenio por completo. Por quatrocentos anos, desde o século XVI até a declinação do Império Otomano no século XIX, as cozinhas do Palácio Imperial Otomano em Constantinopla, converteu-se no cenit culinario do Império.

Receita!

Baklava - Pastel de Nozes

Ingredientes:

1 colher (chá) de suco de limão cravo
4 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de sal
2 xícara (chá) de açúcar
100 gr de tâmaras maduras descaroçadas
500 gr de farinha de trigo
100 gr de água-de-rosas
100 gr de nozes peladas
50 gr de pistache
2 ovos grandes

Como Fazer:

Fazer pirâmide com a farinha, abrindo uma cavidade no centro, onde se põe o sal, os 2 ovos e a manteiga.
Misturar rancorosamente com as pontas dos dedos, esborrifando a água-de-rosas e amassondo até que não pegar mais nas mãos.
Rasgar a massa 2 vêzes, enrolar em bola, e cobrir com pano de linho úmido deixando repousar 1/2 hora.
Preparar o recheio moendo as nozes e pistaches. Misturar o açúcar.
Abrir a massa e forre com a mesma um ”pirex" deixando o centro aberto para adicionar o recheio em pó (nozes e pistaches) cobrindo logo em seguida com a camada de massa.
Pincelar com 1 gema e 100 gramas de manteiga derretida e levar ao forno deixando assar cêrca de 45 minutos.
Preparar uma calda grossa com 1 xícara de água, 1 colher (sopa) de água-de-rosas, 1 colher (chá) de suco de limão e 2 xícaras (chá) de açúcar.
Quando a calda esfriar, juntar uma colher (café) de baunilha e derrame sobre a torta já assado. Enfeitar com as tâmaras e servir fria, partida em losangos.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Baklava - Pastel de Nozes"

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.